Ruffi Cerâmicas

Se você tem uma cerâmica Ruffi, tenha a certeza de que ela foi feita à mão e por mim, com muito carinho e paixão. Meu tempo com o "barro" não é longo, mas intenso. Cheio de boas energias, que eu espero já estarem invadindo a sua casa <3.

Uma paixão que vem transformando meu escritório em um atelier, agora os computadores perderam o protagonismo! rs

O Forno aquece o espaço e deixa tudo com uma luz linda alaranjada, durante a madrugada, quando atinge seus 1240ºc... Um contraste com os ambientes frios e repletos de computadores e servidores.

Atelier Ruffi Cerâmicas

4 palavras definem:

NATURAL

Ela é natural por vir da terra. Sim, a base da cerâmica é o barro! Ter esse contato e dar forma a ele, é uma sensação tão gostosa que me leva a ficar horas sem ver o tempo passar.

Mas não é só por este significado da palavra, vai além. Vai naquele gosto interno pelo que é mais verdadeiro (pessoas, comidas, objetos, casas, famílias, amigos, nós mesmos...), mais NATURAL.

Pelo prazer do contato com a natureza, por admirar tudo o que ela produz de forma tão orgânica, tão assimétrica, tão única e linda.

É pelo NATURAL que me inspiro para produzir cada peça. Chego a entortar o que ficou reto demais 🤣.  Imaginem se todos os troncos de árvores fossem cilindros perfeitos?

AFETIVA

Vou contar uma história... Quando eu era pequena, minha mãe foi em um oleiro e levou eu e meu irmão junto (bagunça certa🤣). Esse dia ficou na minha memória. Me lembro do torno sujo de barro, das peças sendo feitas, do forno à lenha... mas principalmente, de quando minha mãe pintou várias peças que ele tinha feito. Foi um Natal especial, a família é grande e ela lembrou de cada um ❤️☀️

Essas eram minhas memórias afetivas com a cerâmica... até 2019, quando comecei a fazer as aulas e montar meu atelier, criando novos registros dessa coleção da vida ❤️

Muit@s de vocês, assim como eu, tem prazer em criar cantinhos especiais e aconchegantes dentro de casa. Ou de ter peças que vão além do uso... sabe? Tomar aquele café quentinho, onde o mais importante não é o café em si, e sim o momento. As memórias afetivas que são criadas ali☀️
Então, “ela” é AFETIVA.
É para mim.
É para você.

ESPIRITUAL

Relacionando o imaterial com o material. As energias, emoções ... à cerâmica.
Acredito no ensinamento de que atraímos o que emanamos. E quando estou com a argila nas mãos, tenho toda a afetividade que falei anteriormente, mas tenho também a crença de que estou emanando energias positivas. Colocando na peça a minha felicidade e gratidão de poder estar ali, naquele momento, realizando essa atividade artesanal apaixonante.

Se eu puder, fico horas ali... trabalhando minha criatividade sem cobranças/exigências e sim com leveza, mas sempre me desafiando. Em algumas peças, gosto de colocar palavras que considero importante vivenciarmos: amor, luz, gratidão, essência...
As palavras que me pedem para marcar nas encomendas, são bem interessantes também. Porque eu sei que essa cerâmica te lembrará do que é importante pra você, mesmo ao final de um dia “cheio”. ❤️

ÚNICA

Fazer cerâmica pra mim é um grande momento de conexão. De criação. De não pensar em nada além daquilo que eu esteja fazendo naquele momento.
Quando eu comecei, tudo o que eu queria era produzir peças para presentear as pessoas que amo. Ao longo desse processo de aprendizado, fui compartilhando nas redes tudo o que eu estava fazendo. E tive a grata surpresa de receber mensagens de pessoas interessadas em também presentear seus amores.
Como eu acredito que tudo acontece da forma que precisa ser, todo esse incentivo me fez pensar/acreditar que eu estava no caminho certo. Fui montando o meu atelier em casa e enviando peças para novos lares. 🤩

ÚNICA
👉 Feito à mão. Sempre tem variação entre uma peça e outra, mesmo que a intenção seja fazer peças iguais.
👉 Peças únicas. Gosto da liberdade de criação. E com isso, evito produzir sempre a mesma coisa.

Um pouco da minha história e o encontro com a cerâmica

Não deixe que ninguém subestime seus sonhos! Somos capazes de tudo! Se for verdadeiro pra você, terá muito suor envolvido e muitas boas recompensas, começando com a alegria de cada passo dado!
E esse é mais um passo pra mim.
Tudo tem seu tempo e sua hora.

prato decorativo bonequinha - mais um dia... que sorte a minha

Eu estudei Análise de Sistemas e, literalmente, chorava no estacionamento da faculdade, de tanto que desgostava do que estava estudando. Hoje estou aqui, com boas vibrações, apresentando minha marca pra você!!! 

Luana ruffolo - ruffi Cerâmicas
Aprendemos sempre.

Foi com o passar do tempo, que eu fui percebendo o quanto essa graduação foi fundamental para mim. Se hoje eu tenho um raciocínio lógico e uma facilidade em usar qualquer tecnologia (exceto controle de TV 🤣🤷‍♀️) devo muito a esta fase da vida em que tive que aprender a usar melhor o lado esquerdo do meu cérebro 🤣.

Sabe aquele emprego que você já teve e que não tinha nada a ver com o que você gostaria de fazer nas suas 8 horas PRECIOSAS do dia? pois é...
Quando paramos para pensar que a vida é muito ALÉM de sábado e domingo, que é importante VIVER de segunda a sexta, passamos a fazer melhores escolhas diárias.

E eu estou amando esse processo de voltar a essência. Posso dizer que tem quase 2 anos que iniciei esse processo de forma consciente. Mas minhas ações já estavam me levando até aqui, muito antes.

Agradeço imensamente à minha professora Rosane Teixeira, por compartilhar tanto comigo!!!

Luana ruffolo - ruffi Cerâmicas

Meu nome é Luana Ruffolo Mucci 👉 te apresento a Ruffi Cerâmicas
(RUFFolo + muccI 👀) digamos que uma abreviação / união dos dois.
Ruffolo da minha mãe, que eu queria muito que estivesse vivendo esse momento da vida comigo. Ela estaria aqui, ao meu lado, fazendo as peças mais lindas, com certeza!!! Era uma verdadeira artista.
Mucci do meu pai, que eu tenho a sorte de ter ao meu lado SEMPRE, independente do que houver 🙌
E o símbolo da lua e do sol, é uma representação minha e do meu sol (meu marido ❤️ e meu maior incentivador de tudo que eu decido realizar. Obrigada!).

bowls-vasos