Olá! Este é o meu segundo post 🙂 Estou feliz em compartilhar com vocês como foi o meu processo de ilustração do livro Omnus – Atlas das Competências Socioemocionais.
Se você também é ilustrador, imagino que possa curtir ver meu processo de criação e produção e, caso queira, compartilhar comigo algumas dicas suas também! 🙂
Conversa com as autoras
Foi muito importante a reunião que tive com as autoras, Michele Troglio e Flávia Morais, para entender a expectativa que elas tinham quanto às ilustrações do livro.
Também trocamos muitas mensagens e referências visuais, fundamental para eu conhecer o gosto delas e conseguir captar o que esperavam como resultado final.
Um primeiro teste
Inicialmente, trabalhei em uma única ilustração do macaco Simpatia.
Dessa forma, foi possível conhecerem meu traço. E eu sentir que estava seguindo o caminho que elas queriam.
Rascunho do Mapa de Omnus
Em nossa reunião, elas me entregaram um rascunho do que tinham feito:
Foi ótimo, pois assim eu pude visualizar a organização geográfica que elas tinham planejado para cada região de Omnus e seus respectivos elementos, de acordo com o texto contido no Atlas.
Pesquisa estética
Comecei então a pesquisar no Pinterest e no Instagram, diversas ilustrações de mapas. Dessa forma, pude ter como referência o trabalho de diversos artistas pelo mundo. É muito interessante ver como cada um representa a terra e o mar, bem como em que perspectiva colocam os elementos sobre o mapa.
Criei pastas para organizar as minhas pesquisas com os desenhos, pinturas e colagens que eu mais tinha gostado. Você pode fazer isso tanto no Pinterest quanto no Instagram, é muito útil para organizar as referências de forma categorizada e poder acessá-las rapidamente quando preciso.
O fato de pesquisar por trabalhos de outros artistas, não significa que irá copiá-los.
Ao ver outras artes, assistir filmes, visitar novos lugares e tudo mais que seja novo para você, fará com que sua criatividade entre em ação!
É aí que suas experiências e vivências se unem para utilizar essas referências apenas como base para que novas ideias surjam com a sua identidade.
Paleta de cores
Iniciei uma escolha de cores para Omnus. Queria o azul do mar e o verde das montanhas, como na Terra. Por que Omnus seria diferente? Afinal, Omnus também é um lugar e que existe, dentro de cada um de nós. Ele precisava ser real, acreditável.
Pesquisando por paletas, encontrei esta sugerida pelo coolors.co (site para criação de paletas que eu adoro!!!)
Peguei esta publicação deles no Instagram e fiz alguns ajustes, para cores mais vivas. A cor entre verde e azul (o verde turquesa) se tornaria a cor principal de Omnus.
As outras cores foram surgindo conforme necessidade. A cor da areia, das aves, árvores, sombras, vila da cidadania… e assim por diante. Eu tinha a paleta base e predominante. O restante era como um tempero 🙂
As ilustrações
As ilustrações iniciais acabaram se tornando os rascunhos. Apesar de ter iniciado acreditando que seriam as ilustrações finais do livro, no meio do caminho percebi que precisava realizar de outra forma. Vou explicar.
Inicialmente trabalhei nas ilustrações de Omnus utilizando o aplicativo para iPad chamado Procreate, pois além de ter bastante familiaridade com ele, faria as ilustrações pelo ipad, à mão e com um aspecto mais artístico por conta dos pincéis que têm disponíveis.
Fiz em um tamanho grande e chegou um momento que já não podia acrescentar camadas novas (mesmo eu comprando o software) e eu não queria unir os desenhos e “perder” o acesso a contornos, preenchimentos e sombras separadamente. Além disso, o mapa estava ficando tão legal de ver com zoom, que eu ficava pensando: e se as autoras quiserem fazer um jogo de tabuleiro e imprimir em tamanho grande?… a pintura pelo Procreate não permitiria isso, pois fiz para impressão de qualidade em uma folha A3. Se as autoras quisessem imprimi-lo em tamanho maior, ficaria sem uma boa definição.
Então, eu tinha duas razões fortes para ir ao software próprio para esse tipo de demanda: Adobe Illustrator.
Eu adoro o illustrator, utilizo há anos. Ele só não foi a minha primeira escolha, pois queria a mobilidade e flexibidade que tinha apenas com o iPad em mãos. E, na época, não gostei da versão dele para iPad e também ainda não conhecia o Adobe Fresco, que hoje uso bastante!!! Inclusive foi com ele que ilustrei o segundo livro (mas aí é assunto para outro post. rs)
Com o Adobe Illustrator é possível ilustrar através de vetores, o que permite a escala sem nenhuma perda de definição, independente do tamanho da impressão. Não são os pixels que formam a imagem e sim vetores e suas respectivas arestas.
Decidi então concluir todos os elementos de Omnus separadamente no Procreate. Importar para o arquivo completo do mapa e “terminar” a versão rascunho de Omnus no Procreate para então iniciar o processo de vetorização de tudo. Eu já estava praticamente acabando, então foi melhor assim. Aqui neste vídeo acelerado, é possível ver como foi essa criação inicial do mapa no Procreate e também algumas cenas da vetorização no Illustrator.
No fim, acredito que consegui dar ao vetor o traço artístico do Procreate. E as ilustrações finais ficaram bem similares às originais, que era exatamente o que eu queria!
Ficou curios@ para ver as ilustrações de perto e entender O que é Omnus? Então, acesse esse vídeo e faça um verdadeiro mergulho pelas 5 regiões de Omnus! (Vídeo produzido pela Pipoca Entretenimento ❤️)
Acesse o Instagram de Omnus, que além de explorar as metáforas do livro, contribui com várias dicas práticas e curiosidades desse universo das Competências Socioemocionais! Veja abaixo um exemplo de conteúdo que você encontrará:
Garanta o seu Atlas Omnus!
Compre online e receba em casa, aqui pela loja da Literare Books ou pela Amazon!
Para mais interatividade, acesse: www.universoomnus.com.br
Ou baixe o aplicativo gratuito pelo Google Play: Universo Omnus
Curtiu?
Deixe aqui seu comentário sobre essa publicação! Se quiser saber mais, pode escrever aqui também, terei muito prazer em responder.
🤩 Até a próxima!
Luana, sou tua fã! Nossa melhor escolha para ilustrar Omnus! A tua sensibilidade e talento foram fundamentais para traduzir em imagens nossas palavras. Gratidão por estar com a gente em Omnus. Abraços, Michele Troglio
Obrigada Michele! E eu fico imensamente feliz por terem me escolhido para ilustrar Omnus.
Especial para nós e mais ainda para crianças e adolescentes que terão a oportunidade de falar sobre suas emoções de forma lúdica, clara e efetiva. Gratidão ❤️